domingo, 7 de outubro de 2012

Comentário ao jogo da 1ª jornada

Esta semana e espero que nas vindouras, temos a colaboração de uma adepta do Soutelense, que nos presenteia com a sua opinião acerca do jogo que deu inicio a esta época desportiva. Assim sendo aqui fica:

Dia 5 de Outubro deu-se início ao primeiro jogo da época, e ao primeiro grande jogo da época tendo-se iniciado com um grande espectáculo a que as duas equipas nos têm habituado. Como adepta assídua do Soutelense, mas principalmente como adepta de futsal, não tenho problema algum em confessar que Soutelense/Castanheira e Castanheira/Soutelense, pela consistência demonstrada ao longo de tantos anos, é para mim um dos duelos (se não O duelo) mais interessantes de assistir pelo simples facto de as duas equipas se apresentarem uma à outra sempre com grande consistência e um grande nível num jogo disputado desde o primeiro minuto ao último.
Sobre o jogo
Na primeira parte a sensação que ficou foi que as jogadoras do Soutelense não estavam a conseguir entrar em jogo pois observaram-se algumas perdas de bola, alguns passes falhados, alguns desarmes incompletos que aconteciam não pela dificuldade do jogo em si mas pela falta “daquela estrelinha” de as coisas saírem todas bem, contudo a nossa equipa manteve sempre o espírito lutador e cheio de vontade de entrar em jogo e mesmo assim conseguiu manter sempre a disputa pela vitória, acesa. A primeira equipa a marcar foi o Castanheira através da pivot Tânia Freitas que com grande mérito aproveitou uma antecipação à defesa do Soutelense na marcação de um canto. Após uns minutos do golo, o Soutelense ia demonstrando alguns rasgos coletivos e individuais que faziam a equipa da casa entrar cada vez mais em jogo e não tardou a aparecer o golo do empate tendo a jogada para golo sido iniciada pela Sónia que deixou para trás uma jogadora do Castanheira com uma simples e bonita finta e que viria a ser concluída através da estreante Patrícia com um grande golo em jeito de um quase “chapéu” que levou os adeptos do Soutelense aos festejos. O jogo seguiu-se muito bem disputado pelas duas equipas com lances muito perto do golo que podiam tender para qualquer um dos lados, contudo a equipa do Castanheira conseguiu ter a felicidade de marcar antes do fim da primeira parte, num lance em que a Natasha conseguiu rodar sobre a fixo do Soutelense e não desperdiçou. As equipas foram para o balneário e no início da segunda parte o Soutelense apresentou-se a um nível mais elevado. O jogo continuou a ser muito bem disputado por ambas as partes mas num rasgo de força, rapidez e brilhantismo Ana Fael impulsionou-se para o ataque e passou pela linha defensiva da equipa adversária tendo conseguido finalizar. O jogo manteve-se empatado oferecendo as jogadoras bons momentos de futsal dispondo o Soutelense de um livre de 10 metros que Cristina quase concretiza. A momentos do fim, Pisco num passe fenomenal desmarca Filipa Pereira que após uma espetacular receção de bola se viu obrigada a rematar o mais rápido que podia para não perder essa oportunidade passando a bola com potência por cima da baliza.
De realçar no Soutelense
A pressão alta, o espírito de equipa, a cooperação entre as jogadoras, a vontade de jogar e vencer em todos os minutos, o acompanhamento no entusiasmo pelo jogo com os seus adeptos e a sua massa associativa. A entrada de Pisco em jogo conseguiu mexer positivamente com a dinâmica de jogo. Defensivamente ocorreram algumas falhas, e na perspetiva de adepta e na busca da espetacularidade atacante sentiu-se que Sónia poderia estar por linhas mais avançadas podendo trazer algumas melhorias quer no ataque quer na defesa. Estreia bem conseguida de Patrícia Martins que demonstrou bons pormenores de imprevisibilidade como pivot, tendo mesmo conseguido marcar na sua estreia.
De realçar no Castanheira
O grande trabalho da coletividade e em individualidade a pivot Tânia Freitas e guarda-redes Sílvia Marinho.
Arbitragem
Esteve bem na generalidade não estando envolvida em casos que poderiam condenar o jogo para um dos lados, mantendo os critérios do início ao fim. Contudo devo alertar para dois aspetos que mereceram atenção por terem ocorrido algumas vezes: 1- a distância mínima obrigatória das jogadoras em lances de bola parada por muitas vezes não foi garantida e cabe também às jogadoras interessadas alertar para tal; 2 – a contagem do tempo na marcação de bolas paradas pareceu demasiado rápida por diversas vezes. Ainda assim, a equipa de arbitragem merece os parabéns pelo trabalho desempenhado e já agora em especial para a árbitra estreante Oriana Rodrigues.
Comentário Final
Como adepta do Soutelense aproveito para dar as boas vindas à equipa técnica, treinadores Agostinho Silva e Paulo Vieira e às novas jogadoras Ana Filipa Cunha, Carla Guerreiro, Joana Rio, Patrícia Martins que vieram reforçar a equipa quer em talento, quer em espírito de grupo e na sua generalidade em solidez coletiva, demonstrado grande empenho e dedicação a este novo projeto. A toda a equipa Soutelense um Muito Obrigada e uma palavra de agradecimento em especial ao Presidente Domingos Pereira que é quem nos proporciona este espetáculo que é acompanhar o seu e O NOSSO Soutelense!

Susana Fernandes
(adepta Soutelense)

Sem comentários:

Enviar um comentário