segunda-feira, 29 de outubro de 2012

4ª Jornada por Susana Fernandes

Aqui fica novamente o comentário, que nos traz a visão do jogo de uma adepta que nos vem acompanhando já faz algum tempo, e desde já o nosso obrigada pela sua colaboração:

A jornada do passado fim-de-semana levou a equipa do Soutelense a casa do Deucriste e apesar do frio que se fazia sentir a equipa do Soutelense entrou muito bem em jogo.
Na primeira parte o Soutelense conseguiu sempre impor o seu futsal, jogando de forma desinibida e criando grandes jogadas coletivas que faziam empolgar o seu público. O Soutelense não demorou muito a marcar o primeiro golo pela capitã Ana Fael e logo após esse dispôs de um grande número de oportunidades para fazer o 0-2. O Deucriste ia mostrando os seus argumentos, contudo na primeira parte dispôs apenas de 2 ou 3 boas oportunidades tendo a guarda-redes Joana Afonso resolvido bem qualquer uma delas com boas defesas transmitindo solidez e confiança à sua equipa. O Soutelense continuava a mostrar a sua supremacia e em mais uma jogada de ataque de um remate nasce um lance perigoso e muito confuso onde a bola acaba por estar em linha de golo e uma jogadora do Deucriste põe mão na bola cometendo falta. O árbitro assinala penalty e expulsa a jogadora com vermelho direto. Esteve bem a arbitragem pondo em prática as “Leis do Jogo – Futsal” da FPF (ver documento http://www.fpf.pt/portal/page/portal/PORTAL_FUTEBOL/REGULAMENTACAO/Leis%20de%20Jogo/Microsoft%20Word%20-%20Leis%20do%20Jogo%20Futsal.pdf.pdf) onde se pode ler:
“Um jogador ou um substituto deve ser expulso da superfície de jogo quando cometa uma das sete faltas seguintes:  
- (…)
- impedir um golo ou anular uma ocasião clara de golo da equipa adversária, tocando deliberadamente a bola com a mão (à exceção do guarda-redes na sua própria área de grande penalidade);”
A jogadora Joana Rio é chamada a converter a penalidade que com grande frieza concretiza em golo. Soutelense passava assim a ganhar 0-2 e não se deixou esmorecer em nenhum momento. O intervalo chegou e o marcador estava em 0-4. 
Na segunda parte o Soutelense veio com a mesma postura da primeira parte nunca demonstrando que se sentia satisfeito com o resultado, tendo marcado por mais 5 vezes e a cada vez que o Deucriste se preparava para reiniciar a partida as azuis e brancas arrancavam em pressão alta procurando obter rapidamente a bola em sua posse. O Soutelense continuou a dispor de inúmeros lances de golo tendo o seu resultado ficado em 9 golos. A realçar o poker de Sónia e o espetacular golo de Cristina num remate fulminante de pé esquerdo. Antes do fim da primeira parte o Deucriste ainda conseguiu fazer o gosto ao pé num lance em que Lúcia se conseguiu isolar tendo apenas pela frente a guarda-redes Ana Filipa Cunha que não tinha hipótese de defesa a um remate bem colocado.
De notar
A união coletiva demonstrada em jogo e na forma como todas as jogadoras comemoravam em equipa os golos (tanto com as colegas como com os Treinadores e Presidente) foi extremamente comovedora e entusiasmante para o público do Soutelense. 
Ausências
A guarda-redes Carla Guerreiro e as jogadoras Patrícia Martins e Flávia Rolo estiveram ausentes por lesão mas fizeram sentir a sua presença na claque do Soutelense tendo sempre puxado pelas suas companheiras o jogo todo. A vocês, rápidas melhoras e espero que voltem depressa ao vosso palco.
Arbitragem
Esteve à altura do desafio.
Comentário Final
Os melhores momentos do jogo foram os mais simples por se terem jogado ao primeiro toque e em coletivo.

Susana Fernandes
(adepta Soutelense)

Sem comentários:

Enviar um comentário